Pesquisar neste blog

domingo, 1 de junho de 2014

Security Reports 2012 / 2013 | Relatório de Segurança dos Principais fornecedores de software com maior número de vulnerabilidades dos dois últimos Anos

Caros leitores, em pesquisas realizadas nos dois últimos anos adivinha quais as duas empresas "Top 10 Vendors With Vulnerabilities"? Se você pensou que era a grande MS, se enganou, vejamos abaixo o que nos diz os relatórios de segurança:



Bom, vamos começar pelo ano de 2012, A Apple liderou todos os principais fornecedores de tecnologia em vulnerabilidades relatadas em seu sistema operacional e de software durante os primeiros três meses de 2012, de acordo com um relatório divulgado pela Trend Micro.

A Apple informou 91 vulnerabilidades durante o período, tornando-se o número um entre as 10 maiores fornecedoras de tecnologia no setor, segundo o relatório, "Segurança na era da mobilidade"[PDF].

Acompanhando a Apple segue a Oracle (78 vulnerabilities), Google (73), Microsoft (43), IBM (42), Cisco (36), Mozilla (30), MySQL (28), Adobe (27) e Apache (24).


Além disso, a Trend Micro informou que a Apple divulgou um número recorde de patches para seu navegador Safari em março durante o período. Um ano antes, em março também foi um mês de muitas correções, com a Apple tratando 93 vulnerabilidades, um terço deles caracterizado como "crítica", em seu sistema operacional Leopard e Snow Leopard.

A Trend Micro em sua roundup de segurança trimestral encontrou 5.000 novos apps maliciosos para Android durante o período. Com o aumento do uso de smartphones com acesso à Internet e da enorme base de usuários Android, o aumento dos ataques destinados a plataforma por tanto, não é de surpreender", disse o relatório.

Nos últimos dias, a segurança da Apple foi surpreendida por um surto do Trojan Flashback, que no seu auge infectou mais de 600 mil computadores. Apesar de alguns esforços inovadores da Apple para erradicar o Flashback, contagens mais recentes estimam que 140 mil Macs permanecem infectados com o malware. 


Enquanto isso, Black Hats começaram a afastar-se de seu veículo inicial para infecção do Flashback uma vulnerabilidade no Java para o Mac e começaram um boobytrapping  em documentos do Microsoft Word para espalhar o Trojan.


Relatório: Sistemas Operacionais e Aplicações mais vulneráveis em 2013

O número de vulnerabilidades de segurança reportadas em 2013 continuou a aumentar em comparação com 2012. Neste post, eu fornecer uma visão geral das estatísticas para 2013 relacionadas a vulnerabilidades de segurança de software. Estes são compilados a partir de dados do National Vulnerability Database (NVD). 

Em média, 13 novas vulnerabilidades por dia foram relatados em 2013, para um total de 4.794 vulnerabilidades de segurança: o número mais alto nos últimos cinco anos.


Cerca de um terço dessas vulnerabilidades foram classificadas "alta gravidade", o que significa que um exploit para essas vulnerabilidades teria um grande impacto sobre os sistemas atacados. O número é maior do que em 2011 e 2012, quando começamos a ver uma tendência de queda em vulnerabilidades altas de segurança descobertas.


As vulnerabilidades foram descobertas em softwares fornecidos por 760 empresas diferentes, mas nas 10 maiores foram encontrados 50% das vulnerabilidades:


Pelo segundo ano consecutivo, a Oracle está no top do grupo, com 514 vulnerabilidades de segurança reportadas. Um aumento significativo das 424 vulnerabilidades descobertas em 2012. O Java sozinho teve 193 vulnerabilidades, com mais de 100 delas "críticas". 

Oito dos 10 principais fornecedores registram um aumento substancial no número de vulnerabilidades descobertas em 2013. A Microsoft tem - "De longe" - o maior número de vulnerabilidades de "alta gravidade", revertendo a tendência de queda ao longo dos últimos anos.



As aplicações de terceiros continuam a ser a principal fonte de vulnerabilidades, no entanto, durante o ano passado houve um grande aumento no vulnerabilidades reportadas para sistemas operacionais e  hardware de dispositivos. 

O número de vulnerabilidades de hardware está diretamente relacionada com o número de vulnerabilidades encontradas da Cisco, que - devido a um aumento importante em 2013 - está agora no segundo lugar no top 10 de fornecedores em número de vulnerabilidades. 

Para os sistemas operacionais e aplicativos de terceiros maiores detalhes estão disponíveis na tabela abaixo:

Sistemas operacionais mais visados em 2013


Tem havido um aumento global do número de vulnerabilidades para todos os sistemas operacionais, independentemente da marca - Microsoft ou Linux. Os Sistemas operacionais da Microsoft, mais uma vez levaram o primeiro lugar, ultrapassando a Apple iOS, que teve o maior número de vulnerabilidades no ano passado. O número de vulnerabilidades no Apple iOS aumentou em 2013, mas caiu para 10, porque os sistemas operacionais Windows e vulnerabilidades do kernel do Linux aumentaram consideravelmente.

Aplicações mais visadas em 2013

Em 2013, os navegadores web continuaram a luta - como nos anos anteriores - para o primeiro lugar na lista de aplicativos de terceiros com mais vulnerabilidades de segurança. Se o Mozilla Firefox teve o maior número de vulnerabilidades de segurança reportadas no ano passado e em 2009, o Google Chrome teve a "honra" em 2010 e 2011, agora é a vez do Microsoft Internet Explorer a liderar com 128 vulnerabilidades, 117 delas "crítica". 

A partir de uma perspectiva de segurança, Oracle e Java tiveram um ano ruim em 2013 com 193 vulnerabilidades reportadas para Java, 102 delas críticas. Para piorar a situação, um número elevado das vulnerabilidades críticas no Java foram falhas zero days (elas foram notificadas antes de um patch de segurança disponível para corrigi-las). 

Para manter sistemas seguros, realmente não é tarefa fácil, mas é fundamental tentar aplicar o máximo de patchs possíveis como recomendação:

  • Os sistemas operacionais (Windows, Linux, OS X); 
  • Os navegadores da Web; 
  • Java; 
  • Produtos free Adobe (Flash Player, Reader, Shockwave Player, ar).


CheckPoint 2013 Security Report

Relatório de Segurança da Internet:

Com base em pesquisa de cerca de 900 empresas e 120.000 horas de tráfego monitorado, o 2013 Check Point Security Report revela grandes riscos de segurança que as organizações estão expostas em uma base diária. Mais importante ainda, o relatório fornece as recomendações de segurança sobre como se proteger contra essas ameaças.

Destaques do Relatório: 
  • 63% das organizações foram infectadas com bots; 
  • 75% das organizações visitou web sites maliciosos; 
  • 54% das organizações tiveram pelo menos um incidente potencial de perda de dados; 
  • 36% das organizações financeiras enviaram informações de cartão de crédito para fora da organização;
  • 16% das organizações de Saúde e de Seguros enviaram informações de saúde protegidas por HIPPA para fora da organização.
Bom proveito a todos!!


Fontes:
  • http://www.pcworld.com/article/254039/apple_oracle_google_lead_major_vendors_with_software_vulnerabilities_in_q1_security_report_says.html
  • http://www.gfi.com/blog/report-most-vulnerable-operating-systems-and-applications-in-2013/
  • http://www.checkpoint.com/campaigns/security-report/download.html


Nenhum comentário: