Pesquisar neste blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que é Jitter

De acordo com a nossa Wikipedia, Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. 

Observa-se ainda que uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes. Logo, uma das formas de minimizar a variação de atraso é a utilização de buffer, o qual armazena os dados à medida que eles chegam e os encaminha para a aplicação seguindo uma mesma cadência. 

Ocorre nos momentos onde este passa pelo valor zero, sendo bastante crítica nos sistemas que operam com modulação em fase. Um exemplo de sistemas que tem o Jitter como inimigo é o serviço de Voz sobre IP (VoIP). Para este sistema, tanto o efeito do Jitter, variação de latência, quanto a sua mais simples solução, bufferização, não são agradáveis.

Agora fazendo uma analogia para entendermos melhor:

Ping
Esta medida diz quanto tempo um "pacote" de dados leva para ir do seu computador para um servidor na Internet e voltar. Semelhante a perda de pacote, quanto menor, melhor quando se trata de ping. Um resultado abaixo de 100ms deve ser esperado de qualquer conexão de banda larga.


Jitter
Uma vez que você compreendeu o ping, é fácil entender o jitter. O jitter é simplesmente a variação de diversos pings, ou seja, é a subtração do maior valor com o menor valor. Como nos outros termos, quanto menor o jitter, melhor.

Abraços.

Nenhum comentário: