Pesquisar neste blog

sábado, 7 de janeiro de 2012

Mudanças de estado do processo

Um processo muda de estado diversas vezes durante sua permanência no sistema, devido aos eventos ocorridos durante sua execução. São mudanças possíveis:

-          Criaçãoà Pronto: o processo foi criado, tem seus recursos alocados, e está apto a disputar o uso da CPU.

-          Pronto à Execução: o processo é o primeiro da fila de pronto e a CPU fica disponível. Neste momento o processo passa a ocupar a CPU, permanecendo em execução até que seja interrompido ou termine sua execução.

-          Execução à Pronto: o processo foi interrompido por fatia de tempo ou por prioridade. Ainda precisa de mais tempo na CPU para terminar sua execução, não tem nenhuma intervenção pendente, por isso volta à fila de pronto para disputar novamente o uso da CPU.

-          Execução à Espera: esta transição acontece quando o processo foi interrompido por E/S. Significa que deve permanecer no estado de espera até que a interrupção seja tratada pelo sistema. Neste estado o processo fica impedido de disputar o uso da CPU.

-          Espera à Pronto: Após o término do tratamento da interrupção, o processo volta à fila de pronto para disputar novamente o uso da CPU.

-          Execução à Saída: o processo terminou, e não mais disputará o uso da CPU.

A seguir, a figura mostra as mudanças possíveis de estado de um processo.
 
  

Nenhum comentário: