Os países possuem orgãos e agências reguladoras que são constituídos por especialistas no assunto, que analisam os artigos e resultados publicados, selecionando aqueles considerados relevantes e confiáveis e emitem normas e recomendações técnicas que estabelecem níveis e limites considerados seguros para a população e usuários dos sistemas. No Brasil a agência reguladora da atividade de telecomunicações é a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) que já regulamentou o assunto.
Uma das mais importantes comissões internacionais é a ICNIRP (International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection – Comissão Internacional de Proteção Contra Radiações Não Ionizantes) ligada à Organização Mundial de Saúde - OMS.
Esta comissão publicou uma Recomendação Técnica que é adotada em vários países inclusive o Brasil (o documento regulador da ANATEL é totalmente baseado no documento da ICNIRP). A maioria dos países seguem as recomendações ANSI/IEEE (American National Standards Institute/Institute of Electrical and Electronic Engineers-USA) ou ICNIRP. A tabela abaixo mostra os valores adotados em alguns países, ressaltando os países que utilizam recomendações mais restritivas que as da ICNIRP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário