Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O que é Abstração?


Mas o que é mesmo Abstração?
Para entender a POO é essencial que se entenda, pelo menos 5 conceitos básicos: abstração, classe, objeto, encapsulamento, herança e polimorfismo. E além disso saber como eles atuam na POO e qual a importância de cada um deles.

Abstração

O poder de abstração é inerente ao ser humano. Desde cedo aprendemos a arte de abstrair ou (em termos mais, digamos abstratos) simplificar. 

Entenderam? Não? A abstração pode ser resumida em uma única frase: ”devemos nos importar com os aspectos relevantes do problema em questão”. 

Então abstrair é simplificar. Só isso!
E nós aprendemos a abstrair desde pequenos, criamos conceitos, assumimos verdades, entendemos o mundo de acordo com a nossa capacidade intelectual. Por isso que nem todo mundo entende o que o outro diz, pois o processo de comunicação é, na verdade, a transmissão de um entendimento abstrato para outro entendimento abstrato.
Quando lemos um livro e imaginamos o que o autor descreve, nós estamos, também, abstraindo pois tentamos entender o que o autor tentou nos passar e em muitos casos esse entendimento é particular de cada um. 
Carl Jung redefiniu o conceito de abstração expandindo seu escopo para além do processo de pensamento, incluindo as funções psicológicas: sentimento, sensação e intuição.
Para mim o bom programador é aquele que consegue abstrair melhor. É o que tem mais feeling (sentimento ou algo parecido), capta melhor as sensações do meio e tem uma grande intuição. Ou seja, um artista. O resto é matemático.
Fonte: hello www

Nenhum comentário: