O que é VoIP?
VoIP significa voz sobre Internet, ou seja Voice over Internet Protocol (VoIP).
O VoIP possibilita criar e estabelecer chamadas telefônicas utilizando a rede
local de uma empresa. O sistema de VoIP funciona convertendo um sinal analógico
em um conjunto de sinais digitais, esses sinais são enviados a Internet através
de uma conexão com a mesma, transformando os sinais em pacotes de rede com
endereçamento IP.
O que é Asterisk?
O Asterisk é um software VoIP opensource e de licença GPL. O Asterisk pode ser
executado em plataformas do tipo UNIX transformando um computador em uma
poderosa e completa central PBX (Private Branch eXchange), também chamada de
Sistema de Ramais privados.
O Asterisk é utilizado amplamente por muitos provedores, como por exemplo, o
software de VoIP do portal Terra é uma central Asterisk.
Funcionamento do Asterisk
O servidor Asterisk conecta linhas analógicas ou digitais usando o acesso a
Internet como meio para ser feito tráfego. Isso é feito através de uma placa
especifica.
As ligações podem ser feitas através de um fone de ouvido com microfone ou
através de telefones comuns utilizando um adaptador chamado de ATA. Assim é
possível realizar chamadas utilizando o sistema de VoIP ou o tradicional.
Por que usar Asterisk?
As empresas de telecomunicação atuais montam sistemas de PBX caros e geralmente
incompatíveis entre si, com arquiteturas, procedimentos e códigos obsoletos.
Para exemplificar, podemos encontrar no mercado centrais de telecomunicação que
usam ainda Windows NT 4.0, junto com um telefone de chaveamento de teclas
baseado em VXWorks de 15 anos atrás, tudo isso em um computador de 700 Mhz.
Essa central pode custar na faixa de 5 a 15 mil dólares para ser adquirido não
incluindo telefones.
Vantagens do Asterisk
Pode-se afirmar categoricamente que a principal vantagem de utilizar Asterisk é
a redução de custos, pois é possível utilizar o VoIP, solução essa muito mais
econômica para chamadas DDD e DDI do que as tradicionais redes PSTN.
Outro lado positivo de uma central Asterisk é a economia
indireta proporcionado pelo número de funções existentes, essas funções se
fossem colocadas em uma cetral PBX tradicional tornaria seu custo exorbitante.
Funções do Asterisk
- Conectar
colaboradores que possam estar trabalhando fora do escritório a central
PABX da empresa;
- Conectar
filiais a uma matriz mesmo que estejam em localidades diferentes através
da Internet;
- Integração
do correio de voz ao e-mail ou webmail da empresa;
- É
possível criar respostas automáticas por voz, conectando um usuários a
aplicações internas, como por exemplo um sistema de pedidos;
- Realizar
conexão de usuários que estejam viajando, a central PABX da empresa,
através da Internet fornecida por Hotéis ou Aeroportos;
- Registro
de chamadas integrado com sistema de tarifação, inclusive por ramal;
- Encaminhamento
de chamadas através do reconhecimento de voz;
- Fila
de espera de clientes com músicas em MP3;
- Integração com seu sistema de gestão.
Meu Serviço
Meu trabalho de consultoria é na parte de configuração de servidores Asterisk para pequenas, médias
e grandes empresas, interligando a telefonia convencional a VoIP, administração
de PABX por Asterisk entre outros.
Configuro todo o sistema para uma otimização das ligações, e todos os
serviços aumentando assim a qualidade de acesso do usuário final.
- Configurações
de peers (SIP, IAX2, H323);
- Configurações
gerais no plano de discagem (rotas de saída/falha, serviços, etc);
- Configurações
dinâmicas baseadas em banco de dados;
- Configurações
de URA para auto-atendimento;
- Configurações
de Centrais de Relacionamento com o cliente;
- Setup
de placas de telefonia de todos os modelos;
- Alinhamento
de circuitos digitais E1 com operadoras;
- Auxilio
no dimensionamento do hardware necessário para implementações especificas;
- Auxilio
na configuração de dispositivos VoIP como Softphones, Hardphones,
ATA, etc;
- Configurações
de correio de voz;
- Interligação
de dois sistemas asterisk através de protocolo SIP e IAX2.
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e peça um orçamento!
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