Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Aumentando o espaço em disco de partições linux com o comando Tune2fs

Nem todas as distribuições Linux permitem aos usuários ajustar os parâmetros do sistema de arquivos durante a instalação do Linux, como file system Reserved Block Count. O Instalador do Debian permite ao usuário mudar a quantidade de blocos reservados pelo sistema de arquivos em fase de instalação.

Outras distribuições Linux, como Red Hat Linux em particular, só permitem  ao usuário ajustar os parâmetros do sistema de arquivos na fase de pós-instalação, via utilitário do sistema tune2fs.


A Reserva do Numero de Blocos pelo sistema de arquivos reduz a desfragmentação do mesmo, permitir o login do usuário root para manutenção no sistema ou permitir ao sistema usar as propriedades de logging facility caso o sistema de arquivos esteja trabalhando com pouco espaço em disco.


Como reduzir a contagem de blocos reservados em partições ext2 /ext3 ?


O comando df mostra o espaço disponível na coluna Avail:
 
# df -h
 Filesystem            Size  Used Avail Use% Mounted on
/dev/sdd1             917G  858G   13G  99% /mnt/disc1TB


O padrão reservado em partições pelo sistema operacional é de 5%. Veja acima que temos apenas 99% de espaço livre na partição, ou 13GB.



Agora vamos alterar para que use apenas 1% e vamos ver como ficou:


# tune2fs -m 1 /dev/sdd1

tune2fs 1.39 (29-May-2006)
Setting reserved blocks percentage to 1% (2441900 blocks)



# df -h

 Filesystem            Size  Used Avail Use% Mounted on
/dev/sdd1             917G  858G   50G  95% /mnt/disc1TB


Bom, agora notamos que após executarmos o utilitário tune2fs aumentamos o espaço livre na partição que antes era de 99% e passou para 95%.



Podemos desabilitar totalmente o ( Reserve Block Count ) se o sistema de arquivos não for utilizado pela conta do usuário root ou armazenamento de logs/programas e arquivos temporários do sistema. (Ex: /var e /tmp). Por exemplo, sistemas de arquivos dedicados para Compartilhamentos Samba, videos ou arquivos de música, etc...



Nenhum comentário: