Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como analisar a produtividade de nossa equipe?

Atualmente muitos falam sobre produtividade, mas sem compreender o que de fato é produtivo.

Vamos supor um exemplo:

Temos dois programadores muito bons, o Primeiro (programadorA) era conhecido na empresa como um dos mais rápidos. Foi passado para ele um programa de 20h (programa A). Ele terminou o programa em aproximadamente 7h (35% do tempo).

O segundo programador (programadorB) também era conhecido como muito bom, mas não tão bom quanto o programadorA. Foi passado para ele um programa de 16h (programa B). Ele terminou o programa em aproximadamente 11h (68%).

Se você tivéssemos que premiar alguém, quem você premiaria? Olhando esses números você não tem dúvidas de quem é o melhor, correto?

Esta é a análise feita pela maioria das pessoas, no entanto, os programas foram para a área de testes.

Quando retornaram da área de testes o programa A necessitava de várias correções e ajustes, já o programa B praticamente não teve erro.

Nas idas e vindas do programa A, utilizou-se mais 9h, ou seja, o programa dele não foi finalizado em 7h e sim em 16h.

Agora vamos refazer a análise.

  • programadorA– utilizou 80% do tempo
  • programadorB – utilizou 68% do tempo

Ambos tiveram uma excelente produtividade, mas analisando os dados da forma correta, consegue-se ver quem foi o mais eficiente quem teve a melhor produtividade naquele projeto.

Enfim, como dito, a primeira análise é a mais comum (e equivocada), mas devemos sempre avaliar todo o ciclo para ter certeza de que estamos avaliando o processo da forma correta.


Nenhum comentário: