Pesquisar neste blog

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Instalando o vmware ESXi 3.5 em um disco IDE

Olá pessoal, sei que não é muito comum fazer isso hoje em dia, mas nunca falta oportunidade de ocorrer, como no meu caso, o hardware que tinha disponível para instalar o VMware ESXi 3.5 tinha duas portas SATA 2 e duas IDEs, para não desperdiçar um dos dois hds de 500Gb que tinha para a instalação do sistema, usei um disco IDE apenas para o vmware ficando os outros dois livres.

Mas até ai tudo certo, quando coloquei o cd do vmware esxi, o mesmo inicializou direitinho, só que na hora que abriu a janelinha com as opções de disco para eu escolher, quem estava lá?, é claro só os dois discos SATA, não aparecia o disco IDE para eu selecionar. Então resolvi dar uma pesquisada na internet para ver se alguém já tinha feito essa proeza, rsrsrs.


Por padrão, se o vmware esxi não encontra suporte para os dispositivos na instalação, então a instalação para com uma mensagem: "Unable to find a supported device to write the VMware ESX Server 3i 3.5.0 image to."

Bom, para resolver esse problema podemos editar um script chamado TargetFilter.py, para reconhecer nosso dispositivo IDE como um dispositivo de instalação suportado. Você pode encontrar uma lista de dispositivos que o ESXi pode reconhecer aqui.

Bom, vamos aos passos de instalação para demostrar como resolver esse empasse:

Processo de Instalação

1) Ao inicializar o processo de instalação e o vmware não encontrar seu disco IDE, pressione as teclas ALT+F1 para acessar a console de instalação do ESXi. Será solicitado um login, uso o root. A senha para o usuário root é em branco. O processo abaixo assume que você já tenha um drive IDE instalado que o ESXi possa reconhecer. Você pode usar o comando lspci para exibir uma lista de dispositvos que o ESXi reconheceu e comparar com a lista de dispositivos. Você também pode rodar o comando fdisk -l para ver seu dispositivo IDE listado.

2) Após você ter acessado a console digite o seguinte comando: vi /usr/lib/vmware/installer/Core/TargetFilter.py (note que o caminho e o nome do arquivo são case-sensitive) .

3) Mova o cursos para baixo até encontrar a seção "def IDEFilter(lun)" e faça a seguinte alteração:

return interface.GetInterfaceType() == ScsiInterface.SCSI_IFACE_TYPE_IDE
para
return interface.GetInterfaceType() == ScsiInterface.SCSI_IFACE_TYPE_ISCSI

feita a alteração pressione ESC, depois :wq para salvar e sair.

4) Bom agora que vem o macete, após ter feito a alteração acima digite o comando install, você cairá na tela de instalação anterior (ALT+F2), não se preocupe, pressione as teclas (ALT+F1) novamente e aparecerá a nova tela de instalação com o suporte para seu disco IDE.

Resumindo.
Esse processo funcionou muito bem para mim, no seu caso pode não dar certo, verifique se seu dispositivo IDE é reconhecido pelo ESXi como informado nos procedimentos acima.

Boa SORTE.

Um comentário:

Aguia disse...

Essa dica foi muito importante para iniciar o meu estudo sobre Vitualização.atraves da sua dica que pude instalar o VMware Esxi 3.5.1 i .Valeu