Pesquisar neste blog

sábado, 20 de julho de 2013

Configuração correta do DTMF


DTMF é a sigla em inglês de "Dual-Tone Multi-Frequency", ou seja, os dígitos na telefonia são transmitidos através da combinação de 2 frequências.

Quando você está somente conversando com alguém no telefone, o DTMF não tem importância, mas quando você liga para uma empresa e cai numa URA (Unidade de Resposta Audível), onde você precisa selecionar uma das opções, daí a configuração correta do DTMF no Asterisk/Elastix é fundamental.

O padrão mais utilizado é o RFC2833, ou seja, se na configuração do ramal está configurado o RFC2833 então na configuração do softfone/hardfone tem que estar configurado o mesmo padrão, senão o sistema não vai interpretar os dígitos que você está pressionando. O mesmo vale na configuração do tronco, o  Asterisk/Elastix tem que estar configurado no mesmo padrão da operadora VoIP. Já vi muita gente quebrando a cabeça por causa disso.

A figura mostra a combinação das 2 frequências, gerando uma matriz onde são representados todos os dígitos necessários ao telefone.

Recentemente quando liguei pra a Decolar por VoIP, para cancelar uma passagem aérea, eu tive que habilitar o in-audio e o RFC2833 no meu equipamento VoIP para funcionar na URA deles, pois somente o RFC2833 não interpretava os dígitos que estava enviando.

Fonte: ElastixBrasil

Nenhum comentário: