Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Varnish Cache

Varnish Cache

- É um acelerador HTTP
- Melhor Configuração
- Melhor Gerenciamento
- Rápido
- Características de Gerenciador de Conteúdo
- Licença BSD



Alta performance

  • O Varnish foi desenvolvido especificamente para servir de proxy reverso para sistemas de gerenciamento de conteúdo ( CMS ) lentos. Não foram incluídas no Varnish funcionalidade extras normalmente encontradas em outros servidores de proxy, com suporte a diversos protocolos.
  • Foco 100% em performance, Kamp utilizou todo o seu conhecimento sobre o funcionamento do Kernel para fazer com que o Varnish trabalhe sempre junto com o Kernel, aproveitando suas qualidade de gerenciamento de memória ao máximo.
  • Capacidade de trabalhar em 32 ou 64 bits aproveitando ao máximo cada operação do processador. Kamp  contabiliza que o Varnish é capaz de responder a uma requisição Web utilizando aproximadamente 11 syscalls e 7 locks.
  • Multi-cpu e multi-core escalonando pools de threads por todos os núcleos, aproveitando toda a capacidade de processamento.
  • Os arquivos de configuração do Varnish são compilados e executados juntamente com a aplicação.
  • Execução em dois processos para garantir o reinício automático da aplicação em caso de falha.



Controle sobre cada passo na resposta às requisições

  • Possibilidade de sobrescrever o TTL dos pacotes, adicionar ou remover cabeçalhos, remover cookies, reescrever urls e invalidar objetos no cache.
  • Possui uma linguagem de configuração VCL, específica para configurações de domínio, possibilitando a intervenção em praticamente todas as fases do tratamento da requisição.
  • Permite a inserção de códigos C dentro de seus arquivos de configuração, de forma transparente. No site do sistema, inclusive, é possível se encontrar um método para interligar, através deste recurso, o sistema de proxy Varnish com a ferramenta de localização de IP's GeoIP(1) para criar desta forma um balanceamento de carga geo referenciado.
  • Capacidade de trabalhar com múltiplos arquivos de configuração VCL, podendo inclusive carregar novos arquivos ou alternar entre diversas configurações em tempo de execução.
  • Suporte a balanceamento de carga inclusive com checagem da saúde dos servidores.
  • Mesmo após vencido o tempo de vida de um objeto em memória, o sistema permite se configurar um tempo de vida extra (grace) a objetos para que, caso o servidor Web não responda, este possa continuar atendendo as requisições sem paradas no serviço.



Controle sobre o que deverá ser cacheado

  • Implementa parcialmente a tecnologia ESI, a qual permite se definir, no código da aplicação, como deverá funcionar o cache para as diversas partes de uma página Web. Com o uso desta tecnologia, é possível se definir propriedades de cache diferentes para partes diferentes de uma mesma página Web.


Diversas ferramentas de apoio e controle para o sistema de cache

  • Possui um conjunto de ferramentas em modo texto muito completo possibilitando uma fácil administração e monitoria do serviço.
  • Oferece uma interface telnet para um fácil gerenciamento da aplicação

Diversos módulos de gerenciamento Web

  • O Varnish possui um módulo próprio para gerenciamento de seu sistema Online bem como módulos para integração dele com o Webmin, Nagios e Munin.

Log centralizado em memória

  • A fim de evitar chamadas para gravação em disco desnecessárias, todo o gerenciamento do log é feito em memória.
  • O sistema oferece ferramentas completas para visualização do log de formas variadas permitindo uma análise profunda do seu funcionamento.
  • Serviço para armazenamento do log em disco em um formato compatível com o Apache / NCSA para integração com outras ferramentas como o Awstats2.


Varnish Cache deixa seu blog ou site muito mais rápido, através do cache de carregamento de páginas na Web.É um serviço que aumenta a rapidez de abertura das páginas de seu site ou blog em até 300 vezes. É um serviço acelerador de requisições HTTP deixando seu site muito mais rápido.

Conheça como funciona o Serviço Varnish Cache

O Serviço Varnish Cache fica entre o usuário e o servidor web, ele faz análise dos conteúdos mais acessados, depois armazena tudo em cache e depois faz todo o gerenciamento da páginas mais acessadas.

O que o Varnish Cache faz?

O serviço Varnish Cache guarda em cache as páginas mais acessadas diretamente na memória RAM, que é milhões de vezes mais rápido que o acesso em disco (HD) ou mesmo em outro servidores, com isso o ganho de performance poderá aumentar em até 300 vezes.

O Varnish Cache funciona em qualquer linguagem

O serviço Varnish Cache funcionada em qualquer tipo de linguagem e banco de dados, é o melhor é que quase não necessita de modificação para o serviço funcione corretamente.

Conheça a documentação oficial:

https://www.varnish-cache.org/

VARNISH - SERVIDOR WEB CACHE
http://brito.blog.incolume.com.br/2011/10/varnish.html

Varnish: Uma camada de velocidade
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Varnish-Uma-camada-de-velocidade?pagina=2

Nenhum comentário: