Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de novembro de 2008

VMWARE ESXi

Como todo mundo sabe as tecnologias tem a tendência de evoluir cada vez mais, assim como a concorrência aos bons produtos do mercado. Foi assim, que a VMWARE em resposta as concorrentes liberou a sua versão paga do vmware esx para todos poderem usufruir dos melhores recursos de virtualização existentes.

Para saber a importância deste fato, analise os produtos de virtualização gratuitos da VMware:

VMware Player: Para usuários que querem testar appliances prontos como distribuições Linux. Não possui o recurso de criar máquinas virtuais. Roda em cima de Windows e Linux como aplicação.

VMware Server: Tem por objetivo rodar servidores de pequeno porte, não recomendado para servidores de produção com grande carga de IO. Roda em cima de Windows e Linux com serviço.

Abaixo diagrama das “camadas” do hardware físico até a máquina virtual no VMware Player e VMware Server:


VMware ESXi: Versão light do produto já consagrado VMware ESX. Trata-se de uma camada de software que roda diretamente no hardware, sem a utilização de sistema operacional (o que não acontece como o VMware Player e VMware Server). Abaixo diagrama ilustrativo:



O fato de dispensar o sistema operacional hospedeiro, aumenta drasticamente a velocidade de IO, CPU e memória das máquinas guests.

A instalação do produto é muito simples, demora menos de 10 minutos. Não é necessário se preocupar com drivers, desde que você instale em um servidor de verdade (Dell, IBM, HP ou Sun).

Uma vez instalado, é possível configurar o IP, senha de root e alguns outros parâmetros utilizando assistentes da console.

Depois de configurado, basta acessar via navegador o IP do servidor, baixar o cliente e começar a criar suas máquinas virtuais.

Porque o VMware ESXi vai revolucionar o seu datacenter?

1) Na maioria das vezes, os servidores ficam ociosos a maior parte do tempo. Desde que você tenha bastante memória (4 GB ou mais) você pode facilmente colocar 3, 4 ou até 5 servidores virtuais no mesmo hardware físico. Economiza, espaço, energia elétrica e ar condicionado. Tudo isso sem comprometer o tempo de resposta das aplicações.

2) Você não vai ter que ficar procurando drivers para instalar nos seus servidores. O hardware virtual é padrão e “emula” dispositivos que qualquer sistema operacional dá suporte.

3) Se você utilizar um NAS (usando NFS) ou storage, é possível garantir disponibilidade muito maior para seus servidores. Caso algum servidor ESXi falhe, dá para subir a máquina virtual em outro host que tenha o ESXi instalado e tenha acesso à partição das máquinas virtuais. E o melhor de tudo: O VMware ESXi suporta tanto NAS quanto acesso a discos em storage.

Claro que a VMware não dá ponto sem nó, tudo isso vai deixar você com um gostinho de quero mais. Existem outros produtos, que permitem mover máquinas virtuais entre hosts diferentes sem desligar a máquina, mover os discos virtuais da máquina de lugar sem desligar, administrar vários servidores VMware de uma console única. Só que estas licenças são cobradas, mas você não vai precisar reinstalar nada, já que é só adicionar as licenças que os recursos que estavam desabilitados estarão disponíveis.

IMPORTANTE: O VMware ESXi é voltado para o uso em servidores. Depois de instalado no servidor, a console dele não pode acessar as máquinas virtuais nele contidas.

Quer testar o VMware ESXi? Registre-se e baixe o software daqui.


Fonte:
BlogdoVicente


4 comentários:

Vicente Sloboda disse...

Valew pelo link!

Abraços.

Rafael disse...

Otimo artigo

amigo me diga uma coisa.
Após colocar a licença do esxi, poderei continuar a usar o VI mesmo apos o periodo de 60 dias ( de forma limitada..que seja )???

abraços

Marcos Abadi disse...

Sim Rafael,
ao se cadastrar no site da vmware, você receberá a licença para uso ilimitado do sistema pois está é uma versão não paga do ESX e você poderá usufruir de quase todos os recursos da versão paga.

Rafael disse...

puxa que ótimo,

achei que nao poderia usar o Infrastructure apos o periodo de testes.
muito bom!!

obrigado