Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Conhecendo a MBR (Master Boot Record)

Ao ligar sua máquina ele segue os seguintes passos: POST (Power On Self Test, um pequeno teste de intercomunicação dos componentes da motherboard), aquisição dos dados do BIOS e reprogramação do suporte I/O, e por último é lido o primeiro setor (MBR) do 1º disco do 1º canal da controladora (por exemplo, IDE 0/Master).

O MBR contém 512 bytes de informação da estrutura organizacional do disco (partições, código de arranque do sistema operativo, e assinatura desse código):


Estrutura do Master Boot Record
Código de arranque do SO Master Partition Table Assinatura
446 bytes 16 bytes 16 bytes 16 bytes 16 bytes 2 bytes



A Master Partition Table contém códigos identificativos do tipo da partição e alguns dados sobre a mesma (se é a partição ativa, leia-se, de arranque, tipo de sistema de arquivos, posição no disco, tamanho, etc.). Do esquema presentado se pode deduzir a limitação desta especificação: é que podem apenas existir quatro partições (primárias). Para colmatar esta falha no desenho do MBR, criou-se o conceito de partições estendidas, dentro das quais se podem criar até 63 sub-partições (lógicas) cuja Tabela de Partições se encontra descrita em alguns lugares dentro de toda a partição estendida.


Combinações de MBR e setor de boot

* Cada sistema pode ter uma MBR própria, dependendo de cada gerenciador de boot.
* No Linux (MBR-Lilo e MBR-Grub)
* No Windows (MBR-DOS, MBR-NT, etc)
* Escolha bem o gerenciador de boot pois alguns não possuem suporte à multiboot.


Nenhum comentário: