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domingo, 13 de maio de 2012

Consultoria em Asterisk - Monte seu PABX Voip, Não gaste mais com centrais telefônicas!!


O que é VoIP?


VoIP significa voz sobre Internet, ou seja Voice over Internet Protocol (VoIP). O VoIP possibilita criar e estabelecer chamadas telefônicas utilizando a rede local de uma empresa. O sistema de VoIP funciona convertendo um sinal analógico em um conjunto de sinais digitais, esses sinais são enviados a Internet através de uma conexão com a mesma, transformando os sinais em pacotes de rede com endereçamento IP.  


O que é Asterisk?


O Asterisk é um software VoIP opensource e de licença GPL. O Asterisk pode ser executado em plataformas do tipo UNIX transformando um computador em uma poderosa e completa central PBX (Private Branch eXchange), também chamada de Sistema de Ramais privados.

O Asterisk é utilizado amplamente por muitos provedores, como por exemplo, o software de VoIP do portal Terra é uma central Asterisk.


Funcionamento do Asterisk


O servidor Asterisk conecta linhas analógicas ou digitais usando o acesso a Internet como meio para ser feito tráfego. Isso é feito através de uma placa especifica.

As ligações podem ser feitas através de um fone de ouvido com microfone ou através de telefones comuns utilizando um adaptador chamado de ATA. Assim é possível realizar chamadas utilizando o sistema de VoIP ou o tradicional.



Por que usar Asterisk?

As empresas de telecomunicação atuais montam sistemas de PBX caros e geralmente incompatíveis entre si, com arquiteturas, procedimentos e códigos obsoletos.

Para exemplificar, podemos encontrar no mercado centrais de telecomunicação que usam ainda Windows NT 4.0, junto com um telefone de chaveamento de teclas baseado em VXWorks de 15 anos atrás, tudo isso em um computador de 700 Mhz. Essa central pode custar na faixa de 5 a 15 mil dólares para ser adquirido não incluindo telefones.



Vantagens do Asterisk

Pode-se afirmar categoricamente que a principal vantagem de utilizar Asterisk é a redução de custos, pois é possível utilizar o VoIP, solução essa muito mais econômica para chamadas DDD e DDI do que as tradicionais redes PSTN.

Outro lado positivo de uma central Asterisk é a economia indireta proporcionado pelo número de funções existentes, essas funções se fossem colocadas em uma cetral PBX tradicional tornaria seu custo exorbitante.


Funções do Asterisk


  • Conectar colaboradores que possam estar trabalhando fora do escritório a central PABX da empresa;
  • Conectar filiais a uma matriz mesmo que estejam em localidades diferentes através da Internet;
  • Integração do correio de voz ao e-mail ou webmail da empresa;
  • É possível criar respostas automáticas por voz, conectando um usuários a aplicações internas, como por exemplo um sistema de pedidos;
  • Realizar conexão de usuários que estejam viajando, a central PABX da empresa, através da Internet fornecida por Hotéis ou Aeroportos;
  • Registro de chamadas integrado com sistema de tarifação, inclusive por ramal;
  • Encaminhamento de chamadas através do reconhecimento de voz;
  • Fila de espera de clientes com músicas em MP3;
  • Integração com seu sistema de gestão.
Meu Serviço


Meu trabalho de consultoria é na parte de configuração de servidores Asterisk para pequenas, médias e grandes empresas, interligando a telefonia convencional a VoIP, administração de PABX por Asterisk entre outros.

Configuro todo o sistema para uma otimização das ligações, e todos os serviços aumentando assim a qualidade de acesso do usuário final.


  • Configurações de peers (SIP, IAX2, H323);
  • Configurações gerais no plano de discagem (rotas de saída/falha, serviços, etc);
  • Configurações dinâmicas baseadas em banco de dados;
  • Configurações de URA para auto-atendimento;
  • Configurações de Centrais de Relacionamento com o cliente;
  • Setup de placas de telefonia de todos os modelos;
  • Alinhamento de circuitos digitais E1 com operadoras;
  • Auxilio no dimensionamento do hardware necessário para implementações especificas;
  • Auxilio na configuração de dispositivos VoIP como Softphones, Hardphones, ATA, etc;
  • Configurações de correio de voz;
  • Interligação de dois sistemas asterisk através de protocolo SIP e IAX2.

Entre em Contato conosco e peça um orçamento!


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