Pesquisar neste blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cabos ópticos




A estrutura básica da mídia óptica é composta pela fibra óptica, que é um material dielétrico (não conduz energia como, por exemplo, sílica ou plástico) capaz de manter e propagar a luz em seu interior, viabilizando a transmissão de pulsos luminosos, e estabelecendo assim uma comunicação entre as suas extremidades.

Componentes da fibra óptica

Núcleo Corresponde à parte central onde a luz é propagada (9µm, 50µm ou 62,5µm são diâmetros comuns em fibras fabricadas para redes de telecomunicações), composto de sílica dopada e apresentando índice de refração mais alto do que a casca, condição necessária para o confinamento da luz.
Casca É a camada que envolve o núcleo (125µm de diâmetro), composta de sílica com menor índice de refração em relação ao núcleo, fornecendo-lhe isolamento óptico.
Revestimento primário É o elemento de proteção de uma fibra óptica (250µm de diâmetro), mais comumente composto de acrilato (um tipo de resina acrílica). Este revestimento evita a formação de microcurvaturas, causadoras de degradações dos sinais, e confere maior resistência mecânica à fibra.





Os materiais dielétricos usado na fabricação de fibras ópticas voltadas para redes de comunicação devem atender aos requisitos:

Excelente transparência nas freqüências ópticas de interesse
Materiais na casca e no núcleo com propriedades térmicas e mecânicas compatíveis e índices de refração ligeiramente diferentes
Possibilidade de manufatura de fibras longas, finas e flexíveis.
O cabo óptico

Na maioria dos sistemas ópticos é necessário adicionar proteções extras à fibra, dando origem a cabos ópticos que proporcionam maiores facilidades de manuseio na instalação sem riscos de danos. São requisitos a serem atendidos pelos cabos ópticos:

Resistência à elasticidade
Prevenção a tensões (alongamento)
Número e tipo de fibras nele confinadas
Limitação dos raios de curvatura
Resistência a pressões laterais
Redução de problemas com umidade e outras características onde o cabo será instalado.






Fibra óptica multimodo:
– núcleo de 50µm ou 62,5µm de diâmetro, bainha com diâmetro de 125µm.

Tem a desvantagem da dispersão modal, um fenômeno que ocorre devido à relação entre a dimensão do núcleo e ocomprimento de onda dos sinais injectados neste tipo de fibras eque faz com que o sinal injectado pelo emissor se disperse por vários feixes seguindo cada um deles diferentes percursos pela fibra e com diferentes tempos de propagação. Para compensar esse fenômeno usam-se cabos
graded-index (com várias camadas de silício com diferentes índices de refracção) ou step-index (apenas com um núcleo e uma bainha).
Suportam distâncias até 3 km e débitos razoáveis. Muito usadasem redes locais.



Fibra óptica monomodo:
– núcleo entre 3µm e 10µm de diâmetro; bainha comdiâmetro de 125µm.
A reduzida dimensão do núcleo destas fibras torna-as bastante mais caras que as anteriores, mas em contrapartida, bastante menos sensíveisà dispersão modal. Também as operações deconexão e interligação são muito mais delicadas.
São muito usadas para longas distâncias, de até 70 km sem necessidade de repetidores.



Nenhum comentário: