Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

F123 - Software para deficientes visuais baseado em Software Livre.

Queridos leitores,
aqueles que conhecem ou tem amigos com deficiência visual, existe uma ferramenta de inclusão muito boa, desenvolvida por um Brasileiro. O Projeto F123 possibilita o acesso à educação e a oportunidades de trabalho facilitando o uso de tecnologias assistivas baseadas em software livre.
Normalmente pessoas com deficiência visual em países em desenvolvimento são forçadas a usar software gratuito extremamente limitado, já que uma única cópia de um leitor de tela convencional pode chegar a custar o equivalente a três ou quatro computadores. Uma pequena minoria consegue acesso e aprende a usar softwares caros, e assim que tenta encontrar emprego ou fazer um estágio descobre que o preço dessa tecnologia adiciona uma barreira a mais a um processo que já é difícil. O Projeto F123 quebra este círculo de dependência e vulnerabilidade, facilitando o acesso a tecnologias baratas e de fácil uso.
O Projeto F123 disponibiliza todo o software que uma pessoa com deficiência precisa para usar um computador (incluindo sistema operacional, aplicativos, tecnologia assistivas como leitor de tela ou teclado virtual), em pendrives ou quando instalado diretamente em um computador. Uma pequena modificação na seqüência de inicialização do BIOS de um computador, permite que a pessoa com deficiência use praticamente qualquer computador sem a necessidade de instalar nada no caso do uso do sistema F123 em um pendrive. O pendrive F123 de 4 ou mais Gigabytes é efetivamente o disco que contém tudo aquilo que o usuário precisa para navegar na Internet e trabalhar com documentos, planilhas eletrônicas, e-mails, e mensagens instantâneas.

Organizações e indivíduos interessados em ajudar a pessoas com deficiência podem concentrar seus recursos e energias em reabilitação, capacitação, e diversas outras áreas, já que software caro deixou de ser um obstáculo. F123 é o acesso democrático à educação e ao emprego na palma da mão.

Site do Projeto: http://f123.org

Um comentário:

Raul Bertelli disse...

Ótima Iniciativa.

Parabéns pelo Blog.

Raul
Voo Fácil Taxi Aereo