Pesquisar neste blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Software open source para Digital Signage (Xibo) e free

Olá pessoal,
estou trabalhando em um projeto de implementação do sistema de Digital Signage, ou seja, Sinalização digital de conteúdos, onde nosso intuito é disponibilizar informações diferenciadas para a comunidade acadêmica através de Monitores profissionais dispostos em todos os prédios do Campus.

Ao procurar por soluções de software, quase todas que encontrei trabalham com o modelo SaaS, ou seja, as empresas não vendem seu software, preferem o software como um serviço. Muitas empresas trazem a ilusão de que a solução é free, mas free é apenas o player, mas com ele você não faz nada senão tiver o software gerenciador dos players. Esse serviço é cobrado por player, muitas empresas cobram um valor de adesão ao software. O ponto onde quero chegar é que, dependendo da empresa, há uma movimentação muito grande de conteúdo, já pensou uma universidade, com inúmeros cursos, materiais, videos, etc... Todo esse material sendo enviado para a nuvem, todos os dias, haja storage. Além de você ser cobrado pela transmissão de dados. Isso ficaria muito caro, então pesquisando na internet encontrei uma solução open source sob licenciamento GPL3, que como sempre existe uma viva alma, que pensa grande e não quer deter o conhecimento sobre uma tecnologia e nem ficar bilionário sozinho, compartilha essa solução com a comunidade para um crescimento como um todo, pois também será ajudado.

A solução da qual eu falo é a Xibo, (se pronuncia eX-E-bO) é uma solução de Digital Signage (Sinalização Digital de Conteúdos), open source, multi-display, multi-zone, conteúdo totalmente programável e controlada através de uma interface web em um servidor remoto, ou seja, em sua rede local ou na nuvem.

Essa solução serve tanto para pequenas, médias e grandes empresas, pois é cliente servidor, e pode gerenciar de forma eficaz cada player, com um conteúdo diferenciado e o mais legal te todo, é de código aberto.

Ele suporte os seguintes tipo de Media:


Images (PNG, JPG, GIF)
Text (including formatting)
Video (any type playable by Windows Media Player)
Flash (any SWF file that automatically plays)
Website (embed any webpage)
Microsoft PowerPoint
RSS Feed (either as a scrolling ticker, or as individual items. Support reformatting the feed to fit with your layout)

Como tudo começou:


Xibo começou como o projeto de final de ano de James Packer, enquanto freqüentava a Universidade de Brighton, no Reino Unido. Ele desenvolveu a primeiro interface web com banco de dados, e um player web para Xibo. Após a conclusão do projeto e do grau, Xibo foi retomada por James Packer e Daniel Garner como um empreendimento comercial. Ao longo dos próximos dois anos, passou por alguns esforços de desenvolvimento pesados ​​e melhorias. Incluindo uma reescrita completa da interface web e uma marca do novo cliente. NET.

No final de 2008, o empreendimento comercial terminou e foi aberto o código fonte do Xibo - assim o projeto "Xibo  Open Source Digital Signage" nasceu. Desde que o fonte do Xibo foi aberto o projeto vem  sendo melhorado e refinado para o sistema estável que é hoje.

Olhando para o futuro, o Xibo é promissor. Tem o apoio e a contribuição de Alex Harrington, que está desenvolvendo uma plataforma cruzada cliente Python para Xibo Isso é definido para tomar o Xibo para o próximo nível com excitantes novos recursos e usos. Alex também foi essencial na mudança para o código aberto e tem ajudado a promover Xibo na comunidade open source!


Atualmente está na versão 1.3.2 e em contante desenvolvimento.

Fonte: http://xibo.org.uk/

36 comentários:

Udieli disse...

Sim, é muito bom, seu funcionamento é perfeito, porem, a história verdadeira não bem é essa! Não quero ser conspiratório, mais este é um ponta pé inicial para acabar com um mercado que gera bilhões de dólares no Mundo. O digital signage tem irritado muita gente da areá de comunicação, que por sinal, também gera bilhões! Divulgar o Xibo, é o que realmente eles querem! E você acaba de contribuir com este post. Muitas empresas vão fechar as portas graças ao Xibo!

Udieli disse...

Sim, é muito bom, seu funcionamento é perfeito, porem, a história verdadeira não bem é essa! Não quero ser conspiratório, mais este é um ponta pé inicial para acabar com um mercado que gera bilhões de dólares no Mundo. O digital signage tem irritado muita gente da areá de comunicação, que por sinal, também gera bilhões! Divulgar o Xibo, é o que realmente eles querem! E você acaba de contribuir com este post. Muitas empresas vão fechar as portas graças ao Xibo!

Marcos Abadi disse...

Sim amigo, é isso que fico indignado com as empresas, estou desenvolvendo um projeto e fiz orçamento com várias empresas. Muitas não querem nem saber de vender os seus softwares, e sim só alugam na nuvem, pois é um negócio rentável. As que vendem querem mais de R$ 100.000,00. Não é um absurdo isso??!!
Como sempre, graças ao software livre, algumas empresas pensam grande e abrem seu fonte, porque elas também vão ganhar, na realidade todos ganham, essa é a ideia.

Heverson disse...

Sem entrar no mérito de quantas empresas vão ficar milionárias e outras vão fechar as portas acho que esse não o forum pra isso.

Gostaria mesmo de saber a suas impressões sobre o Xibo, pois estou pensando em avaliar a ferramenta.

Mas uma coisa que achei estranho foi esse client em .Net para uma ferramenta "OpenSource", pois os pontos onde os displays ficarão ligados devem ser Rwindows e dessa forma teremos despesas com licenças

Heverson disse...

Procurando melhor no site da Xibo encontei que tem um client em Pytom (http://wiki.xibo.org.uk/wiki/Install_Guide_Python_Client#Introduction)

Você ja testou esse client em Pyton??

Marcos Abadi disse...

Olá amigo Heverson, estou testando a software Xibo, e até o momento ele tem atendido em todos os aspectos de que necessito e o que ele se compromete a oferecer de recursos. É uma ferramenta em constante atualização. No momento estou usando players de teste com Windows starter e Windows 7 Embeded, a suas licenças custam em torno de R$ 100,00. Pretendo testar também a ferramenta com o Ubuntu e o client e pyton.

Eu tenho duas opiniões sempre, se a empresa tem dinheiro para investir e ficar amarrada a uma empresa pagando taxas de manutenção mensal, tem que usar software pago. Agora se a empresa não quer gastar em um investimento inicial com software e sim ter vários pontos, várias Monitores e players sem gastar com manutenção de software e com licença tem que aproveitar a ferramenta disponibilizada para uso livre. Como disse acima, ela tem atendido no que ela se propõem. tudo depende do que você espera.

Abraços, se tiver alguma dúvida pode postar ai.

Heverson disse...

Marcos

Testei o Xibo no Ubuntu com client em Python.....Espetacular!!!

Funcionou muito bem, e achei muito fácil de instalar e configurar.

Só uma coisa que não achei muito legal foi quando eu criei um Ticket RSS ele não atualiza, ele carrega a primeira vez mas depois não atualiza ao mesmo que tempo que a fronte RSS atualiza.

O cliente em RWindowns também tem esse comportamento?

Marcos Abadi disse...

No Xibo tem um campo chamado "Update Interval (mins)" onde você estabelece o tempo de atualização dos RSS, o tempo padrão dele é 360 min, eu diminui ele para 10 min. Faça um teste ai.

Abraços.

Heverson disse...

Eu já fiz esse ajuste também, mas sem sucesso. Continua sem atualizar o rss.

Só atualiza quando eu apago os arquivos tmp e de cache que ficam na pasta data dentro client.

Heverson disse...

Funcionou !!!!

São em MINUTOS... desculpa ai... rsrsrs

Universo disse...

Olá Marcos, estou usando o XIBO e estou tentando colocar ticker rss, só que não se estou fazendo certo, no caso coloco o endereço de rrs da ig faço as configurações que o xibo pede e salvo, só que a rss não roda.
só que andei pesquisando e falaram que tenho que criar um arquivo em swf e direcionar para o xibo é isso ou não? E como é feito esse swf?

Marcos Abadi disse...

Olá Amigo,
o Xibo pelos testes que fiz só exibe feeds já tratados por algum interpretador, tipo o feedburner do google. Na documentação oficial do Xibo não consta nenhuma informação a respeito sobre criar um swf, é só colocar o link do feed já tratado.

Abraços.

Universo disse...

Eu, vou ter que instalar feedburner no xibo? Para ele poder reconhecer as rss da IG?

Marcos Abadi disse...

Não meu amigo, o feedburner não se instala, ele apenas gera um link a partir de um link rss no formato xml.

Abraços.

Universo disse...

sim, estou fazendo como você disse mais continua não rodando as rss tem outra maneira de fazer.

Marcos Abadi disse...

Que eu saiba só tem essa, caso não esteja funcionando, deve ter algum bug então. Verifique na documentação, se existe alguma informação adicional a respeito de inserções de feeds rss.

Abraço.

Rodrigo Lima disse...

Muito bom este artigo sobre Xibo. Estou desenvolvendo projeto de sinalização digital onde trabalho, e estou usando Xibo, incrivelmente em TVs de tubo, e o resultado é satisfatório. Seria legal que quem usa, pudesse postar umas fotos ou vídeos do Xibo em ação. Valeu. Rodrigo Lima

Marcos Abadi disse...

Com certeza Rodrigo,
é uma ótima ideia. Isso incentiva as pessoas a aderir a solução, muito obrigado por postar a sua experiência.

Abraços.

Flpost.wodpress disse...

Não consigo colocar o banco do mysql, segui passo a passo, alguém pode me ajudar ?

Diego Nisz disse...

Posso usar o xibo em local host? Pq tenho medo dos videos ficarem lentos se for por streaming. Quro passr videos em full hd em uma tv. Penso em colicar um mini pc atras da tv em i xibo em localhost. Eh possivel? Obrigado

Diego Nisz disse...

Quero colocar o xibo em localhost para nao precisar dar streaming pela intefnet. Eh possivel?

Marcos Abadi disse...

Olá Diego,
claro que pode, no entanto esse não é o propósito da ferramenta.

Abraços.

Diego Nisz disse...

Olá Marcos. Então qual seria o real proposito do xibo? Posso linkar com sites de noticias etc?Obrigado

Marcos Abadi disse...

Olá Diego,
seria interessante você dar uma lida na documentação do Xibo e também no conceito de Digital Signage.

Abraços.

Diego Nisz disse...

Olá. Sou eu novamente rsrs..
Instalei o xibo em local Host, no final da instalação ele pede que eu defina o nome de usuário e senha admin. Eu defino quais são e ao concluir a instalação pede para que faça login que eu avia criado a pouco.

Porem não faz login. continua na tela de logon, como se eu não tivesse criado o usuário
Alguém mais teve este problema?
Estou usando o xampp.

Obrigado

Marcos Abadi disse...

Nunca tive esse problema Diego. Você instalou ele no Linux ou no Windows?

Diego Nisz disse...

windows mesmo.

xampp + myphpadmin

Rodrigo Lima disse...

Diego Nisz, às vezes dá certo limpar todo o histórico e cache do navegador que você está usando, principalmente se já tentou outras instalações.

Anônimo disse...

Marcos Abadi, tudo bom, me chamo Fabio, sou do RJ e estou com uma demanda de digital signage. Como poderia entrar em contato contigo?

Fabio

Marcos Abadi disse...

Olá Fabio,
meus contatos estão no meu perfil
http://www.blogger.com/profile/14373162522280824413

Flpost.wodpress disse...

Boa Noite Marcos, É legal usar o Xibo para uso comercial ? exemplo: um servidor + estações em cidades proximas ! Abraço

Marcos Abadi disse...

Você pode sim usar para uso comercial.

Unknown disse...

Ola , gostaria de saber para instalar online em um servidor linux .

estou com prolemas na hora d ecriar o banco de dados

André Guilherme disse...

Galera, estou tentando instalar o xibo, mas na tela database quando dou next ele me retorna esta mensagem: Could not connect to MySQL with the administrator details. Please check and try again.

MySQL Error:
Can't connect to local MySQL server through socket '/var/lib/mysql/mysql.sock' (2)

Unknown disse...

Boa noite Marcos!
Estou começando a estudar Digital Signage e pesquisando encontrei esse post e gostaria de me aprofundar mais no Xibo! Por onde recomenda eu iniciar?
Grato pela atenção!
Abraço
Att. Julio Moraes

Tamar disse...

Olá Marcos Abadi, tudo bem?
Estamos em 2015, e gostaria de saber se você continua usando o Xibo e quais suas avaliações sobre ele.