Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Artigo Publicado no WSL2009 - Monitoramento de Taxa de Erros em Transmissão de Redes Usando Software Livre

Olá Pessoal,
como prometido estou disponibilizando meu artigo científico aprovado e apresentado no WSL2009. De 110 Trabalhos enviados foram aprovados apenas 24.

Overview

O artigo científico trata da análise, desenvolvimento e implementação de um plugin em C utilizando as APIs do SNMP e Nagios. O plugin tem por objetivo ajudar na prevenção de problemas físicos e lógicos e garantir uma boa qualidade do tráfego de rede.
O plugin por si só não consegue monitorar várias interfaces simultaneamente, então por exemplo: como vou descobrir quais interfaces de um switches de 48 portas podem estar recebendo pacotes com erro de crc? Bom para auxiliar o plugin que só monitora um determinada porta através de seu índice adquirido pela pesquisa usando o snmp criei dois scripts shell, um para varrer todas as portas de um determinado switch e gravar em um arquivo os registros do percentual de erros encontrados, índice das portas. O outro script usa um arquivo de texto como base a lista de todos os ips dos switches gerenciáveis. Para cada switch ele faz uma varredura e armazena os registros do percentual de erros encontrados nas portas, índices das portas. Com esses dados, ou seja, ao analisarmos o arquivos com os registros encontramos alguns dados relevantes como o ip do switch, a porta e o percentual de erro da parta. No meu caso, em portas em que o percentual era muito alto cadastrei-as no Nagios para monitoramento e fui atrás dos possíveis problemas. Parti das hipóteses físicas primeiramente e depois as lógicas caso o problema não era solucionado.

O intuito deste trabalho acadêmico é demonstrar o quão fácil é, mesmo que com pouco conhecimento em linguagem de programação criar uma ferramenta utilizando software livre que a cada dia está se difundindo mais e mais no mercado de TI.

Quero deixar esse material aos colegas do meio acadêmico e publico em geral que também queiram explorar esse campo para contribuir com o crescimento do Software Livre e a fortificação da comunidade open-source.


Monitoramento de Taxa de Erros em Transmissão de Redes Usando Software Livre
Marcos Abadi (Centro Universitário Metodista IPA-RS)
Carlos Henrique Cano (Centro Universitario Metodista IPA-RS) - Orientador
Rubem Fagundes (PUC-RS) - Co-orientador

http://www.fisl.org.br/10/www/wsl2009-aprovados

>> Download do Artigo fonte do plugin Aqui <<

Nenhum comentário: